Perguntas Frequentes

O que é Eficiência Energética?
Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento. Adotam-se, como pressupostos básicos, a manutenção das condições de conforto, de segurança e de produtividade dos usuários, contribuindo, adicionalmente, para a melhoria da qualidade dos serviços de energia e para a mitigação dos impactos ambientais.

O que é Procel?
Criado pelo governo federal em 1985, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem por objetivo promover a racionalização do consumo de energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais, aumentando ainda a eficiência energética.

O que é Selo Procel?
O Selo Procel de Economia de Energia, instituído em 1993, indica ao consumidor, no ato da compra, os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria: geladeiras, freezers, chuveiros elétricos e aparelhos de ar-condicionado. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

O que é uma ESCO?
ESCOs (Energy Services Company) são Empresas de Engenharia, especializada em Serviços de Conservação de Energia, ou melhor, em promover a eficiência energética e de consumo de água na instalações de seus Clientes, utilizando-se primordialmente de contratos de performance.

O que é um projeto de Eficiência Energética?
É um conjunto de medidas bem definidas que, quando implantadas, levarão a uma redução, previamente determinada, dos custos de consumo de energia elétrica de uma empresa ou empreendimento, mantendo-se os níveis de produção e da qualidade do produto final.

O que é um Contrato de Performance?
É um instrumento jurídico utilizado para remunerar os serviços de Eficiência Energética, com a economia financeira obtida. Assim, a empresa não desembolsa recursos para reduzir seus gastos com energia e paga os serviços, parcelados, de acordo com a economia. O tempo de duração do contrato, bem como os parâmetros de referência que servirão para medir as economias alcançadas, são definidos entre as partes. 

Perguntas Via portal e e-mail:

1-Gostaríamos de saber mais sobre a chamada pública que ocorreu em 29/10/2014, sobre a seleção de “propostas de projetos” de conservação de energia e uso racional de energia elétrica para integrar os Programas de Eficiência Energética da AMPLA. Resposta encaminha via e-mail.

2-O valor a ser pago é corrigido? Existe alguma taxa de juros para quitação do financiamento? Sim é corrigido, sendo que a taxa de juros será negociada entre a Ampla e o Consumidor, não acima das praticadas no mercado financeiro nacional.

3-Quais os valores de CEE, CED e taxa de desconto a serem considerados no cálculo do RCB? Resposta enviada via e-mail. Valores de CEE e CED apresentados no Edital.

4-Um projeto de eficiência energética de iluminação que também utiliza micro geração com fonte incentivada pode ser classificado apenas como iluminação? Resposta encaminhada via e-mail. Nessa Chamada Publica, tem o enquadramento com Iluminação Pública.

5-Meu projeto é para baixa renda, tem alguns dados que não estou conseguindo preencher, ex: meu projeto é para economia de energia elétrica com chuveiro é não tem o equipamento chuveiro. Tenho também um arquivo de medição e verificação, onde posso encaixar este arquivo? resposta enviada por e-mail: Esse tipologia não esta contemplada nesta Chamada Publica.